Filhote de baleia jubarte é encontrado morto no sul da Bahia; caso é o sétimo da temporada

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto no sul da Bahia; caso é o sétimo da temporada

Um filhote de baleia jubarte foi achado morto na praia de Serra Grande, que pertence ao município de Uruçuca, no sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (15). É o sétimo caso registrado na região sul do esatdo desde a abertura da temporada de observação das baleias.

De acordo com o projeto A-Mar, ONG que trabalha na conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, o animal é um macho, media 5 metros de comprimento e estava em processo de decomposição quando foi encontrado.

Wellington Laudando, veterinário do projeto, acredita que ele deve ter se perdido da mãe, já que o período de amamentação dura 2 anos, tempo que o animal leva para se adaptar. A prefeitura do município foi acionada para tirar a carcaça do filhote do local.

Temporada de baleias na Bahia

A temporada de observação das baleias na Bahia ocorre entre os meses de julho e novembro. Cerca de 20 mil jubartes devem passar pelo litoral baiano no período.

Os animais podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. As baleias são animais migratórios e estabelecem lugares diferentes para alimentação e reprodução. Entre julho e novembro, elas saem da região da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e migram para águas tropicais, que são mais quentes, para poderem se reproduzir.

Desde maio alguns animais começaram a chegar no estado. O maior berço reprodutivo do Atlântico Sul é na região de Abrolhos - que vai do extremo sul da Bahia ao norte do Espírito Santo. Dóceis, as baleias atraem milhares de turistas para regiões costeiras da Bahia, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré, Caravelas e Salvador.

 

 

www.jequitinhonhanews.com/G1

Comente nossa matéria usando o Facebook
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.