Facebook é palco de discussões e inimizades por causa de opiniões políticas

Facebook é palco de discussões e inimizades por causa de opiniões políticas

Discussões sobre política nas redes sociais, especialmente a respeito das eleições, têm causado consequências diretas na vida real de algumas pessoas.

Discussões sobre política nas redes sociais, especialmente a respeito das eleições, têm causado consequências diretas na vida real de algumas pessoas. Amigos de infância estão brigando, excluindo um ao outro do convívio pela internet e, nos casos mais graves, até da relação pessoal. E não é só entre amigos que a coisa está ficando complicada: o ambiente familiar também está se estremecendo em algumas situações. As redes sociais se transformaram em um campo de batalha e, muito mais que militantes digitais, os usuários enxergam aqueles com opiniões contrárias como verdadeiros inimigos.

Para especialistas é fundamental encontrar o equilíbrio e, acima de tudo, não esquecer de um velho ensinamento: respeitar as diferenças. Paulo Lopes, psicólogo do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, ressalta que as discussões são intensificadas e ganham muitas vezes contornos mais agressivos porque é mais fácil colocar uma opinião com um clique na internet do que em um debate cara a cara. Além disso, com a polarização de opiniões em torno de dois candidatos, as pessoas se identificam com um dos grupos. 

– O ser humano quando está em grupo pode ficar mais hostil a grupos que se opõem diretamente a ele e muita gente transforma o debate político numa questão pessoal – analisa.

Flávio Ramos, doutor em Sociologia e professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), avalia que essas discussões nem sempre são consistentes ou contribuem para o debate democrático, pois há muita intolerância e até mesmo preconceito. 
Além disso, segundo o professor universitário, muitas vezes não é um debate qualificado, pois é pautado principalmente pelo senso comum.

Gil Giardelli, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e autor do livro Você é o que você compartilha, vai além e reforça algo que parece esquecido em meio a tantos comentários e postagens: as eleições vão passar, mas as amizades precisam continuar. 

 

por:www.jequitinhonhanews.com.br/

Comente nossa matéria usando o Facebook
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.