Desvio de dinheiro da Lei Rouanet pagou até casamento de um dos acusados

Desvio de dinheiro da Lei Rouanet pagou até casamento de um dos acusados

"Operação Boca Livre” da polícia federal, cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em vários endereços em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro na manhã desta terça feira (28), para desvendar desvios de dinheiro da Lei Rounet. A Operação vai cumprir 51 mandados, entre prisões temporárias e mandados de busca e apreensão, em sete cidades.

O objetivo da Operação é investigar desvios de verba federal da lei Rouanet concedidos para projetos culturais pela em Brasília, São Paulo, e Rio de Janeiro. Denominada de Operação Boca Livre, que significa festa onde bebida e comida são servidas de graça, a ação da PF é para apurar uma quadrilha que tem a participação de funcionários do Ministério da Cultura. O grupo atuou por cerca de 20 anos e segundo o G1, cerca de 170 milhões foram desviados em aprovação de projetos, alguns fictícios.

 

 Os desvios eram feitos através de superfaturamento, notas fiscais de serviços e produtos fictícios, projetos duplicados e contrapartidas ilícitas, segundo a Polícia federal. Com o dinheiro desviado, os suspeitos faziam shows com artistas famosos em festas particulares de grandes empresas. A farra era tanta que até o casamento de um dos acusados na Praia de Jurerê Internacional, em Santa Catarina foi pago com o dinheiro desviado.

 

Diversos projetos de teatro itinerante voltados para crianças carentes deixaram de ser executados. Livros que deveriam ser doados a escolas e bibliotecas públicas também nunca foram entregues.

Os suspeitos responderão por organização criminosa, peculato, estelionato contra União, crime contra a ordem tributária e falsidade ideológica. As penas podem chegar a doze anos de prisão se forem condenados.

www.jequitinhonhanews.com.br/ (fote g1)

Comente nossa matéria usando o Facebook
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.