Cruz das Almas já tem 18 queimados por fogos; Guerra de Espadas acontece nesta sexta (24)

Cruz das Almas já tem 18 queimados por fogos; Guerra de Espadas acontece nesta sexta (24)

Em pouco mais de 48 horas, 18 pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, com queimaduras provocadas por fogos de artifício.

Em pouco mais de 48 horas, 18 pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, com queimaduras provocadas por fogos de artifício. De acordo com a coordenadora da UPA, a enfermeira Lívia Rocha, os registros são desde a quarta-feira (22), até a manhã desta sexta (24).

Segundo ela, os casos não são graves e a maioria é provocado pelas famosas espadas e por bombas de São João. A expectativa é registrar esse ano um movimento menor na unidade de saúde do que no ano passado. 

Mesmo assim, a equipe está preparada para novos atendimentos a queimados, já que a tradicional guerra de espadas - com fogos de artifício tipo A -, que acontece principalmente em Cruz das Almas, ainda vai acontecer na tarde desta sexta-feira, dia 24, quando é celebrado o feriado de São João.

Em Senhor do Bonfim, no Centro-Norte da Bahia, 19 pessoas ficaram feridas. Lá, a Guerra de Espadas também acontece nesta sexta. Em Salvador, seis pessoas deram entrada nesta quinta-feira (23), véspera de feriado, com queimaduras. Todas as vítimas são da capital, mas não há informação sobre a gravidade dos ferimentos.

Existem três tipos de queimaduras: de primeiro, segundo e terceiro graus. As de primeiro grau são leves e deixam apenas a pele avermelhada. A de segundo grau costumam causar bolhas, enquanto as de terceiro grau, as mais graves, atingem músculos e tecidos mais profundos.

Em caso de queimadura leves, não a recomendação é lavar o local com água abundante e não passar nenhum tipo de substâncias como creme dental, manteiga e outros que supostamente aliviariam as dores. Já em caso de queimaduras mais graves, o ideal é abafar a pessoa ferida e não jogar água. Em seguida, levá-la para uma unidade de saúde.

www.jequitinhonhanews.com.br/ fonte correio da bahia

Comente nossa matéria usando o Facebook
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.