Analistas-Tributários da Receita Federal paralisam as atividades nesta quarta-feira

Analistas-Tributários da Receita Federal paralisam as atividades nesta quarta-feira

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil realizam atos, a partir dessa quarta-feira (20), em protesto à postura do Governo que não dá celeridade ao cumprimento do acordo remuneratório da categoria. Nas unidades de atendimento ao contribuinte,haverá paralisação das atividades em todo o país. Já nas áreas aduaneiras será feita operação padrão nos postos de fiscalização espalhados nos 17 mil quilômetros da faixa de fronteiras do Brasil. Ao todo, mais de oito mil Analistas-Tributários participarão da mobilização semanal, que ocorrerá às terças, quartas e quintas-feiras, até que o acordo seja encaminhado para aprovação no Congresso Nacional.Na Delegacia da Receita Federal (DRF) de Lauro de Freitas os analistas paralisam as atividades na próxima quarta-feira, 20 de julho, a partir das 9horas, no endereço Av. Santos Dumont (Estrada do Coco, KM 6,5, nº 6061, 1º andar, Estrada do Côco.

Segundo o Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita Federal (SINDIRECEITA), o acordo firmado em março com o Ministério do Planejamento prevê reajuste de 21,3% sobre o vencimento da categoria dividido em quatro anos. Em agosto, pelo acordo, está previsto o pagamento da primeira parcela de 5,5%.O mês de agosto se aproxima e junto com ele o temor entre os Analistas-Tributários de que o acordo salarial assinado pela categoria não seja cumprido.

A paralisação afetará o atendimento das atividades de análise de processos de cobrança, restituição e compensação, orientação aos contribuintes, inscrição de cadastros fiscais, regularização de débitos e pendências, análise dos pedidos de parcelamento, emissão de certidões negativas e de regularidade, revisões de declarações, atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos.Também serão paralisados os serviços nas Alfândegas e Inspetorias como Despachos de Exportação, Conferência Física, Trânsito Aduaneiro, Embarque de Suprimentos, Vigilância aduaneira e Repressão entre outros.

A delegada sindical do SINDIRECEITA em Salvador, Gleciara Ramos, destaca os problemas decorrentes dessa situação. "É importante ressaltar também que, durante o período de 2012 até hoje, acumulamos perdas, enquanto os trabalhadores da iniciativa privada acumulam correções médias acima da inflação, e a maioria dos servidores dos estados conseguiu repor integralmente a inflação nos últimos anos. Fica clara a trajetória de desvalorização de todo o funcionalismo federal, causando perda de servidores qualificados, desmotivação, precarização dos serviços públicos, queda da eficiência da administração pública, entre outros problemas cujas maiores vítimas são as pessoas que dependem dos serviços públicos. Destaca-se ainda que a sociedade em geral perde com essa precarização. Um bom exemplo é a denúncia que temos feito sistematicamente desde setembro de 2015 com a campanha ‘Brasil sem Crise’. Estamos expondo a queda da eficiência da administração tributária para toda a sociedade, com números oficiais fornecidos pela própria Receita Federal do Brasil. Muitos parlamentares têm utilizado os números e argumentos de nossa campanha para defender soluções que ajudariam a amenizar a crise fiscal sem necessidade do aumento de impostos. Essa campanha demonstra de forma clara que os recursos que deixam de ser arrecadados pela ineficiência seriam suficientes para acabar com a crise fiscal. Essa ineficiência só beneficia os sonegadores e inadimplentes.Enquanto a corrupção dilapida o dinheiro que está nos cofres públicos e deveria ser utilizado em benefício da sociedade, a inadimplência e a sonegação impedem que novos recursos entrem nos cofres públicos piorando ainda mais a situação do cidadão brasileiro e agravando muito a crise fiscal. Por isto, só nos resta paralisar nossas atividades e alertar a sociedade.”.

www.jequitinhonhanews.com.br/ (fonte Bahia Extremosul)

Comente nossa matéria usando o Facebook
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.