30 mil reses já morreram por causa da estiagem na região de Itapetinga

30 mil reses já morreram por causa da estiagem na região de Itapetinga

A seca que há mais de 10 meses assola a região de Itapetinga no sudoeste da Bahia já matou mais de 10 mil cabeças de gado entre os meses de janeiro á junho. Hoje a Bahia possui 149 cidades em situação e emergência por causa da estiagem que assola a região.

Perdas nas lavouras e dificuldades de abastecimento de água na zona rural levaram e nas cidades levaram o estado a tomar medidas emergências para amenizar o problema da falta d’água, principalmente na cidade de Itabuna, onde os rios Almada, Cachoeira e Colônia que abastecem acidade chegaram ao nível mínimo de água, levando o prefeito a decretar situação e emergência no município.

 

A estiagem prolongada que atinge há 10 meses a região de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, Já provocou a morte de milhares de bovinos, gerado impacto negativo na produção de leite e gado de corte e resultando em demissões de trabalhadores da área, segundo o G1. O município é uma das 149 cidades que estão em situação de emergência por causa da seca do estado, considerada a pior dos últimos 30 anos.

 

Fazendas da região se transformaram em 'cemitérios ‘de bovinos’, mais de 30 mil reses já morreram por causa da estiagem prolongada. Com a falta de chuva o pasto morreu e o gado não tem como se alimentar e morre em grande quantidade nas fazendas da região. Na fazenda do Sr. Aete Cardoso mais de cem reses já morreram por falta de comida.

Com isso, Itapetinga caiu da segunda para a quarta posição entre as cidades da Bahia com os maiores rebanhos de bovino. Os criadores afirmam que, agora, o principal desafio é salvar os animais que ainda resistem. Quem vive da pecuária não esconde a preocupado com a situação. "A diminuição é muito grande do rebanho, além disso, cresce o desemprego na região em função exatamente desta seca. E ainda estamos a quatro ou cinco meses do período de chuva", destacou Edson Nunes a reportagem da TV Bahia.

 

A chuva fina que caiu nos últimos dias na região não foi o suficiente para amenizar a situação e, além disso, a previsão é de mais estiagem nos próximos três meses.

A produção de leite na cidade também foi afetada. Antônio Rodrigues, presidente de uma cooperativa de leite da região, afirma que a captação caiu 60%, o que forçou a demissão de seis funcionários nos últimos meses. "Se persistir [a estiagem], vamos continuar enxugando [o quadro de funcionários]. Ou a gente demite, ou teremos que fechar a fábrica", destacou.

www.jequtinonhanews.com.br/ fonte G1

Comente nossa matéria usando o Facebook
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.